sábado, 20 de março de 2010

Conceitos

Flâneur - o termo vem do verbo francês que significa caminhar. Um flâneur é uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus sentidos. Para charles Baudelaire o papel chave do flâneur era entender o processo da modernidade, do urbanismo e do cosmopolitismo através do fluxo da cidade.

Situacionistas - grupo de artistas, pensadores e ativistas que lutava contra a não participação, a alienação e a passividade da sociedade. Era necessária a participação ativa dos indivíduos em todos os campos da vida social, principalmente no da cultura. Os situacionistas criticavam a museificação e transformação dessas cidades em espetáculos urbanos estáticos.

Deriva - é um procedimento de estudo psicogeográfico (estudo das ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas). Uma pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. O mapa do percurso traçado deve acompanhar anotações que irão indicar quais as motivações que construíram determinado traçado. O objetivo da deriva é transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. É construir um espaço onde todos serão agentes construtores e a cidade será um total.

Parkour - a arte do deslocamento; é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rapida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Foi criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência.

Flash Mobs - são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário