quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novas Ideias

IDEIA 1


Abrigo do sonhador

Esse abrigo apresenta uma caixa com um espelho organizado de tal forma que parece que a pessoa dentro dessa caixa está levitando. Ao entrar dentro dessa caixa, acionará um circuito, que acenderá luzes, por exemplo. A pessoa estará voltada para um espelho, que mostra sua imagem "levitando" com um fundo com imagens abstratas que estimulam a imaginação e com desenhos de grafitte, que , quando alterados, acionam o circuito.
Um desses circuitos acende uma lâmpada que projeta sombra da pessoa diretamente em uma asa.


IDEIA 2




Abrigo Contra a Urbanização
Esse abrigo destaca a vista das pessoas de baixo para cima . Para isso, elas devem estar deitadas. A parte de cima é feita de vidro e de um material opaco e é interativa, já que a pessoa pode movimentá-la como quiser. Ao fazer isso, a imagem de fora é distorcida. Porém, quando ela é organizada de tal maneira que a pessoa só tem a visão opaca, o ambiente escurece, e aciona circuito que liga luz negra, desenhos de estrelas e de nuvens.




IDEIA 3



Abrigo dos sonhos 2

Esse abrigo é composto de uma haste, com vários apoios móveis de formas diversas que giram em torno do eixo da haste, e dependendo da forma que a pessoa organiza esses apoios, ela pode subir e ter uma visão diferente da visão que tinha em baixo. Além disso, eles podem acionar circuito de luzes e cullers. Na decoração pretendemos utilizar panos, almofadas, plumas, espelhos e miçangas.

IDEIA 4



Esse abrigo é uma espécie de "trepadeira" que traça espirais num poste de rua ou numa árvore. A pessoa pode escalar por ele e observar sua imagem distorcida nas laterais. Além disso, ao andar na rampa espiralada, sua pressão sobre ela pode acionar circuitos. Quando a pessoa chega ao topo, ela se vê em um apoio giratório. quando ela deita nele e olha para baixo, ela vê um desenho formado por pedras que estão no chão.

IDEIA 5




IDEIA 6

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Abrigo para um sonhador


A ideia do nosso abrigo seria algo que permitisse para uma pessoa qualquer ter um momento para se desvincular da realidade, instigar a imaginacao e poder sonhar.
A cupula estaria dependurada por uma estrutura em forma de gindaste e haveria uma escada em que a pessoa precisasse subir para poder ter acesso as sensacoes.
Seria criado um ambiente, tanto por fora quanto por dentro, que despertasse a imaginacao do usuario e permitisse que a pessoa pudesse realmente sonhar.
A parte superior da cupula tambem seria trabalhada para que fossem exploradas todas as direcoes.

Os materiais a serem usados seriam:
- Gelo seco
- Engradados para formar a estrutura da escada
- Espumas, plumas e materiais com texturas delicadas para cobrir os engradados
- Papeis transparentes, espelhos e outros materiais que distorcem a visao

Membros do grupo: Marcela Caetano, Carolina e Iara.

domingo, 16 de maio de 2010

Guto Lacaz

Carlos Augusto Martins Lacaz (Sao Paulo, 1948), artista multimidia, ilustrador, designer, desenhista e cenografo.
A producao de Guto Lacaz transita entre o design grafico, a criacao com objetos do cotidiano e a exploracao das possibilidades tecnologicas na arte, sempre tratados com humor e ironia.
Varios de seus trabalhos relacionam-se ao universo da midia e do consumo, como Oleo Maria a procura da Salada (1982), em que uma lata de oleo se desloca em uma bandeja equipada com radares.
Outra obra que achei bastante interessante se chama Radios Pescadores que consiste em radios de pilha com fios pendurados em suas antenas simulando uma vara de pescar.
Tambem acho bastante legal a brincadeira que o artista faz com alguns materias do dia a dia dando a eles nova significacao. Como exemplo, o abajur feito com um rolo de papel higienico e um coador de papel; e ainda o revolver que, ao ser disparado, aciona uma lampada conectada a ele.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cildo Meireles


Cildo Meireles é um artista conceitual com uma reputação internacional, que cria os objetos e as instalações que acoplam diretamente o visor em uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, o regime militar brasileiro (1964 - 1984) e a dependência do país na economia global. Cildo Meireles tem desempenhado um papel chave dentro da produção artística nacional e internacional. Situando-se na transição da arte brasileira entre a produção neoconcretista do início dos anos 60 e a de sua própria geração, já influenciada pelas propostas da arte conceitual, instalações e performances, as obras de Cildo Meireles dialogam não só com as questões poéticas e sociais específicas do Brasil, mas também com os problemas gerais da estética e do objeto artistíco.


Cildo participa com “Totem - Monumento aos presos políticos”, na qual evocava aos presos e desaparecidos políticos do regime militar. 
Nestes anos de censura, medo, e silêncio, que se seguiram à promulgação do AI-5, Cildo Meireles destacou-se por uma série de propostas política e socialmente críticas, como por exemplo, seu trabalho em carimbo em notas de um cruzeiro: “Quem matou Herzog?”, de 1975. Uma mensagem explícita, ainda que anônima, de sua visão da arte enquanto meio de democratização da informação e da sociedade. Motivo pelo qual costumava gravar em seus trabalhos deste período a frase: “a reprodução dessa peça é livre e aberta a toda e qualquer pessoa”, ressaltando a problemática do direito privado, do mercado e da elitização da arte.É também, neste mesmo período, que o artista elabora seu projeto “Inserções em circuitos ideológicos”, que consistia em gravar nas garrafas retornáveis de Coca-cola informações, opiniões críticas, a fim de devolvê-las à circulação.

Já no final da década de 1970, passa a explorar através de seus trabalhos, a capacidade sensorial do público (gustativa, térmica, oral, sonora) como chave da fruição estética, e em detrimento da predominância visual das artes plásticas. Emprega cada vez mais, mas sempre em função de uma idéia, materiais precários, efêmeros, de uso cotidiano e popular.

Vale dizer, que a intensa produção de Cildo Meireles, ainda em andamento, ampliou seu campo criativo ao inserir instalação, objeto e tecnologia. Além disso, ele reafirmou seu compromisso com o público e não com o mercado de arte. Seu trabalho simboliza o máximo grau atingido pela relação aberta entre linguagem e interação.

As obras do artista que se encontram no acervo de Inhotim são: Através; Camelô; Desvio para o vermellho; Glove trotter; Inmensa; Inserções em circuitos ideológicos: Projeto cédula; Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola; Zero Cruzeiro; Zero Dollar.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Objeto interativo com circuito

Uma das imagens mostra somente o circuito e algumas luzes funcionando antes do objeto estar montado. Os materiais usados foram leds de variadas cores, hit switch, acetato, papel EVA, cabo e fita isolante.
A idéia inicial do objeto é que fosse um cilindro com alguns furos para que as pessoas pudessem colocar o dedo envolvido com imã e assim ativasse o circuito.
Como é necessário que o imã chegue muito perto para que consiga fechar o cicuito então decidi criar pontos em que fosse possível encaixar os imãs e acender os leds.